Renato Zângaro, diretor do Centro de Inovação Tecnológica em Saúde (CITS-CITÉ) do PqTec, ministrou hoje (17) a palestra “Desafios em Alta Montanha” para colaboradores e empresas vinculadas ao Parque.
O conteúdo foi inspirado na trajetória de Zângaro e de sua filha, Ayesha Zângaro, que decidiram desbravar juntos o Projeto Sete Cumes, nome dado ao desafio de escalar as sete montanhas mais altas do mundo.
Durante a palestra, o diretor do CITS-CITÉ traçou paralelos entre as adversidades encontradas em suas expedições e os desafios que existem no mundo corporativo. Cada viagem exige preparo intenso, físico e mental. Além disso, é preciso ter determinação, planejamento, disciplina e bom trabalho em equipe. Também é fundamental desenvolver maturidade emocional e resiliência, saber pensar fora da caixa, ter autocontrole e viver um dia de cada vez. “Essas características também são essenciais no trabalho, para que o profissional consiga o melhor em cada projeto que desenvolve em sua empresa”, explica.
Para cada missão, a família Zângaro se prepara durante meses, com dieta e exercícios especiais, planejamento financeiro e estudo profundo sobre as características de cada localidade. Nos fins de semana, vão às regiões montanhosas do Vale do Paraíba para longas caminhadas, de seis a oito horas, para aumentar condicionamento e resistência muscular. Mesmo com enorme desempenho físico e mental, imprevistos e momentos difíceis sempre surgem nas expedições e devem ser levados como grande aprendizado. “Os desafios trazem mudanças interiores, que são muito positivas, crescemos muito em cada viagem como pessoa e como família. Todo profissional precisa encarar as adversidades como uma oportunidade de se desenvolver mais”, diz.
A família Zângaro iniciou o projeto Sete Cumes em 2011 e deve concluir em 2019. Em 2018, Zângaro e a filha chegaram ao topo do Everest. Ele se tornou o brasileiro mais velho a atingir o cume mais alto do mundo, aos 60 anos de idade.
Confira quando pai e filha chegaram aos mais altos montes do mundo:
- 2011: Kilimanjaro (5.895m)- Tanzânia, montanha mais alta da África
- 2012: Aconcágua-Argentina (6.962m), montanha mais alta da América do Sul
- 2013: Elbrus- Rússia (5.642m), montanha mais alta da Europa
- 2014: Carstensz (4.884m)- Papua-Indonésia, montanha mais alta da Oceania
- 2015: Mckinley/Denali (6.190m) -Alaska-USA, montanha mais alta da América do Norte:
- 2018: Everest/Nepal (8.848 m), montanha mais alta do mundo
- 2019: planejam chegar ao monte Vinson (4892 m), montanha mais alta da Antártica