Em 1990, a ONU (Organização das Nações Unidas) instituiu a segunda quinta-feira do mês de novembro como o Dia Mundial da Qualidade. Dessa forma, instituições de todo o mundo voltam a atenção para a gestão da qualidade neste dia.
Não é diferente no Parque Tecnológico São José dos Campos. Por meio do Cluster Aeroespacial Brasileiro, é realizado hoje o 3º Dia Q, workshop idealizado e organizado pela empresa Vemax – Soluções em Manufatura e Projetos Industriais desde 2017. As duas primeiras edições ocorreram em Botucatu (SP) e, desta vez, ocorre no PqTec.
“Temos um braço de nosso Cluster Aeroespacial em Botucatu e é muito relevante para nós realizar este evento aqui. Sabemos que a boa gestão da qualidade evita problemas e custos no dia a dia das empresas e refletir sobre ela é fundamental. A qualidade precisa ser um valor cultural das instituições”, disse Elso Alberti Jr., diretor de novos negócios do PqTec.
O Cluster Aeroespacial Brasileiro acredita que a qualidade é ponto crucial nas empresas. Por isso, tem diversos programas de treinamento e capacitação para as empresas associadas. “Um exemplo é o programa Nadcap, que visa a obtenção da acreditação para 22 empresas cadastradas. Para nós, é fundamental conhecer as melhores práticas não só na cadeia aeroespacial mas em todos os setores”, afirmou Marcelo Nunes, coordenador do Cluster.
O evento ocorre das 8h às 17h. Ao longo do dia, representantes de grandes marcas abordam temas relacionados à gestão da qualidade. A Mercedes-Benz fala sobre “Qualidade, desenvolvimento e inovação”; já a Liebherr-Aerospace Brasil traz insights sobre “Sistema de gestão integrado como a principal resposta. Látecoère do Brasil e Embraer partilham iniciativas e estratégias sobre o tema, entre outras grandes empresas que estarão no palco. A Associação Brasileira da Qualidade também está presente.