O Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza) inaugura no dia 26 de julho seu polo dentro do Centro Empresarial II do Parque Tecnológico São José dos Campos, como resultado da parceria firmada entre as duas instituições.
O Cephas conta com uma sala comercial e um laboratório para pesquisa e desenvolvimento. Com a parceria, o centro de educação alia prática à teoria ensinada para seus alunos. Os estudantes terão à disposição o Centro de Desenvolvimento em Manufatura Avançada e o Centro de Robótica, onde serão ministradas aulas práticas. O objetivo é permitir o contato dos alunos com o que há de mais moderno em algumas áreas da produção industrial.
Dessa forma, o PqTec contribui para complementar a formação dos alunos do Cephas, facilitando o acesso a equipamentos mais modernos, utilizados nas empresas de referência da região. Tudo para que os profissionais formados nessa instituição sejam diferenciados, apresentando formação prática sólida e atualizada com as demandas do mercado.
“Com o Cephas, o Parque Tecnológico passa a atuar em todos os níveis de atividades educacionais para atender às empresas. O Parque é um projeto para toda a sociedade e sabemos que inovação se dá em todos os níveis da ciência. Mas a inovação do dia a dia se dá na qualificação de mão de obra que atua diretamente na indústria”, diz Marco Antonio Raupp, diretor-geral do PqTec.
O Cephas busca entender as reais necessidades das empresas quanto ao perfil profissional técnico desejado e esperado pelo mundo do trabalho, a fim de oferecer a melhor formação aos seus futuros técnicos.
“A parceria significa futuro para o Cephas. Abre horizontes, traz oportunidades e possibilidade de novas conquistas para os alunos, por meio do uso de equipamentos modernos e do contato com as empresas vinculadas ao Parque”, afirma Jhonis Santos, diretor do Cephas.
Também é prevista a criação de um programa de conscientização para estudantes dos ensinos fundamental e médio da rede pública, matriculados nas escolas dos bairros próximos ao Parque Tecnológico. A proposta visa incentivar visitas dos estudantes ao parque, por meio do Cephas, a fim de despertar o interesse dos jovens pelo ensino técnico e de aproximar a comunidade local do PqTec.
“Acreditamos que a educação é um instrumento de transformação da sociedade”, diz Raupp.
Conheça as atividades do Cephas no Parque Tecnológico:
- Espaço para Relacionamento Empresarial;
- Aulas práticas no Centro de Desenvolvimento em Manufatura e Centro de Robótica;
- Polo EAD;
- Visitas Técnicas;
- Oficinas Tecnológicas;
- – Sala/ laboratório para equipe de robótica – Cephatron.