O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e a Visiona Tecnologia Espacial S.A. – ambas residentes no Parque Tecnológico – assinam no dia 18 de junho de 2018 um protocolo de intenções com o objetivo de desenvolverem, em conjunto, soluções baseadas em sistemas e sensores de satélites de observação da Terra e coleta de dados.
A cooperação também visa ao desenvolvimento de tecnologias que resultarão em uma melhoria considerável no gerenciamento das plataformas de coletas de dados do Cemaden. As plataformas são usadas no monitoramento e na emissão de alerta de desastres geo-hidrológicos, como movimentos de massa ou deslizamentos, inundações e enxurradas.
A assinatura ocorrerá na sede do Cemaden, com a presença de Marco Antônio Raupp, diretor-geral do PqTec, dos diretores do Cemaden e da Visiona, além de autoridades de instituições federais e locais.
A Visiona assinou recentemente um convênio com Embrapii e Instituto Senai de Inovação, para o desenvolvimento do primeiro nanosatélite brasileiro de alta resolução espacial e coleta de dados de estações hidrometeorológicas. O nanosatélite possibilitará o primeiro resultado para o Protocolo de Intenções Cemaden-Visiona.