A Akaer, residente no Parque Tecnológico e associada ao Cluster Aeroespacial Brasileiro, conquistou nesta semana o Prêmio Nacional de Inovação edição 2018/2019 nas categorias Inovação em Produto e Inovação Organizacional, na modalidade Média Empresa. O Prêmio é uma iniciativa da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).
Finalista em quatro das cinco categorias da edição 2018/2019, a Akaer foi confirmada como vencedora em duas categorias no dia 10 de junho, durante cerimônia realizada dentro da programação do 8º Congresso de Inovação.
Além de conquistar os prêmios nas categorias Inovação de Produtos e Inovação Organizacional, a empresa recebeu duas menções honrosas pelas Inovações em Processos e Gestão da Inovação.
“O ambiente de inovação e empreendedorismo do Parque Tecnológico proporciona, além do intercâmbio de tecnologias, a formação de parcerias estratégicas para o desenvolvimento de negócios”, avalia Ricardo Asa, coordenador de marketing da Akaer. “A prova disso é que o prêmio de Inovação em Produto foi baseado em dois produtos que desenvolvemos com parcerias com empresas do Parque”, acrescenta.
A empresa desenvolveu uma câmera para o nano satélite que está sendo construído pela Visiona, também residente no Parque Tecnológico. Para o desenvolvimento da báscula Slim 22/250, um projeto da Akaer que reduziu em 20% o peso da báscula para mineração, foi feita uma parceria com a Imersão Visual, startup graduada no Nexus e hoje residente no PqTec.
Prêmios
A categoria Inovação de Produtos avalia a introdução de bem ou serviço novo ou significativamente melhorado, em termos de suas características ou usos previstos, que proporcionaram impactos positivos ao negócio. Já a categoria Inovação Organizacional avalia a implantação de métodos organizacionais novos ou significativamente melhorados, incluindo práticas de negócios, organização do local de trabalho ou suas relações externas, que proporcionaram impactos positivos ao negócio.
A Inovação em Processos trata da implementação de métodos de produção e/ou métodos de distribuição novos ou significativamente melhorados, que proporcionaram impactos positivos ao negócio e a categoria Gestão da Inovação reconhece as organizações, que, por meio da implantação de processos, métodos, técnicas e ferramentas de gestão da inovação, produzem um ambiente profícuo à geração de inovações.
A metodologia adotada pelo Prêmio Nacional de Inovação segue padrões internacionais e contempla quatro etapas: autovalidação; validação virtual; visita técnica; e seleção. O objetivo do prêmio é incentivar e reconhecer os esforços bem-sucedidos de inovação e gestão da inovação nas organizações que atuam no Brasil.