A AEA – Associação de Engenharia Automotiva e a ANFAVEA – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, em parceria com o PqTec – Parque Tecnológico São José dos Campos e o CCM-ITA – Centro de Competência em Manufatura do ITA, realizaram nesta terça-feira (26) no Parque Tecnológico, o segundo workshop para identificar demandas e oportunidades em pesquisa, desenvolvimento e inovação do Programa Rota 2030, voltado ao setor automotivo.
ROTA 2030 – Mobilidade e Logística
Instituído em 11/12/18 pela Lei 13. 755/ 2018 o Programa Rota 2030 – Mobilidade e Logística, apresenta uma nova política industrial para o setor automotivo e busca “alinhar o produto nacional aos padrões dos principais polos globais para ampliar as exportações de veículos e autopeças”.
De acordo com a nova legislação, o programa vai “apoiar o desenvolvimento tecnológico, a competitividade, a inovação, a segurança veicular, a proteção ao meio ambiente, a eficiência energética e a qualidade de automóveis, de caminhões, de ônibus, de chassis com motor e de autopeças”.
Entre as principais diretrizes do programa estão a eficiência energética, o aumento dos investimentos em pesquisa, desenvolvimento e inovação e o estímulo à produção de novas tecnologias e inovações.
Este segundo workshop contou com mais de 150 participantes representantes do governo, das associações de classe, das principais indústrias do Setor Automotivo e de Autopeças, além de instituições de ensino, pesquisa, ciência e tecnologia.