O Parque Tecnológico foi sede hoje (25/5) do 2º Encontro Regional de Secretários Municipais de Meio Ambiente. O evento foi promovido pela regional São Paulo da Anamma (Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente), em parceria com o PqTec e a Prefeitura Municipal de São José dos Campos.
Seguindo protocolos de prevenção da Covid-19, o evento foi realizado de forma híbrida, com as autoridades presentes e representantes de empresas com tecnologias ambientais de forma virtual. O encontro teve a presença do prefeito de São José dos Campos, Felício Ramuth, e de gestores de meio ambiente de dez municípios do Vale do Paraíba e das regiões de Campinas e Mogi das Cruzes.
Empresas vinculadas a programas do Parque Tecnológico puderam apresentar suas soluções para preservação ambiental, monitoramento e otimização de recursos. Participaram as empresas Geoambiente, Geopixel, Nexus, Optimus gis, Plantem, Squitter, Tecsus, Tecterra e Visiona.
Os secretários puderam conhecer também o Centro de Desenvolvimento Tecnológico de Água e Saneamento (CDTASA), conduzido pelo Parque Tecnológico e focado no desenvolvimento de soluções inovadoras para uso da água da Bacia do Rio Paraíba do Sul.
Tecnologias
O encontro aproximou os gestores públicos municipais das tecnologias em produtos e serviços ambientais desenvolvidos no Parque Tecnológico e promoveu maior integração entre os municípios. A formação de um futuro consórcio intermunicipal de licenciamento ambiental foi apresentada pelos dirigentes de São José dos Campos e deverá ser implementada ainda nesse ano. O objetivo é dar mais agilidade e rapidez dos municípios no gerenciamento das questões que envolvem temas ambientais, com base na legislação vigente.
O encontro encerrou-se com visitar técnicas a empresas e instituições com instalações no Parque Tecnológico, como Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), Nexus (GeoEngenharia) e Laboratório de Manufatura do PqTec.