Atualmente quatro laboratórios estão disponíveis: LSC – Simulação e Sistemas Críticos, CDM – Centro de Desenvolvimento em Manufatura e o EMI/EMC – Compatibilidade e Interferência Eletromagnética que são administrados pelo Parque, além do LEL – Laboratório de Estruturas Leves, gerido pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).
O PIT – Parque de Inovação Tecnológica São José dos Campos disponibiliza a sua infraestrutura laboratorial de alto desempenho para que as empresas possam avançar com projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I).
Podem ter acesso empresas de todos os portes e pessoas físicas, vinculadas ou não aos programas do PIT SJC. Os interessados podem contratar a cessão de infraestrutura ou optar pela prestação de serviços.
O objetivo é democratizar o uso dos equipamentos para testes, ensaios e construção de protótipos, estimulando a criação de novas tecnologias e processos para o aumento da competitividade.
Como diferencial, além do valor de investimento atrativo, os laboratórios contam com profissionais especializados e consultoria de professores doutores das universidades vinculadas ao PIT SJC.
Áreas de atuação
-
Aeronáutica
-
Automotiva
-
Defesa
-
Eletroeletrônica
-
Eletromédicos
-
Engenharias
-
Industrial
-
Petróleo e Gás
-
Telecomunicações
-
Tecnologia da Informação e Comunicação
Segurança da informação
A confidencialidade do seu projeto é garantida pelo Parque de Inovação Tecnológica São José dos Campos.
Os ambientes são monitorados por câmeras de vigilância e com acesso restrito, permitindo a circulação apenas de pessoas autorizadas.
Todos os profissionais envolvidos seguem padrões de segurança, impostos por rígidos processos de gestão interna ou por meio de contratos de sigilo.
Rede de laboratórios integrada
O amplo ecossistema de pesquisa, desenvolvimento e inovação do PIT SJC impulsiona a evolução dos projetos, permitindo que avancem rapidamente pelas fases de engenharia, prototipagem, teste e validação.
Ambiente voltado para estudo e desenvolvimento de novas soluções ou melhorias em produtos e processos utilizando softwares comerciais de engenharia para simulação computacional, desenhos 2D e 3D, impressão e escaneamento tridimensional.
O uso de softwares comerciais é um diferencial, pois permite aplicar os resultados no produto que será comercializado.
Além disto, o laboratório também oferece recursos para realizar a prototipagem rápida e engenharia reversa, proporcionando economia de tempo e custo aos projetos.
Serviços
- Apalpamento para medição
- Desenho 2D e 3D
- Escaneamento para engenharia reversa
- Impressão 3D com alto nível de acabamento e alta resistência mecânica
- Simulação estrutural computacional (FEA)
- Simulação fluidodinâmica computacional (CFD)
Equipamentos
- Cluster de alto desempenho com 160 Core´s de processamento e 512 GB de memória RAM
- Escâner 3D da Homer Absolut
- Impressora 3D 400 HT da 3D Tecnologia com impressão em diversos materiais
- Impressora 3D OBJET 30 PRO da Stratasys com impressão em resina líquida
- Softwares comerciais Ansys, CATIA e Polyworks
Laboratório para serviços de usinagem com máquinas de 3, 4 e 5 eixos, contando ainda com máquinas de eletroerosão de corte a fio e medição.
Serviços
- Corte de matéria-prima
- Eletroerosão de corte a fio
- Fresamento
- Furação
- Mandrilhamento
- Roscamento
- Torneamento
- Medição por coordenadas
Equipamentos
- Fresadora ferramenteira (Veker)
- Esmeril (Thor)
- Máquina de eletroerosão de corte a fio (Makino)
- Máquina de medição por coordenadas (Hexagon)
- Máquinas CNC de 3, 4 e 5 eixos (Romi)
- Serra de fita horizontal (ACRA)
- Torno convencional (Romi)
Laboratório para pesquisa e desenvolvimento de módulos, equipamentos e/ou produtos em diversas áreas. As empresas podem testar seus produtos na fase de desenvolvimento, permitindo ajustes prévios às certificações.
É operado pela LACE, empresa de engenharia especializada em soluções de compatibilidade eletromagnética.
Equipamentos
- Câmara semianecóica (7,6 m x 3 m x 3,3 m)
- Mesa giratória com capacidade para até 1.000 kg
LEL – Laboratório de Estruturas Leves
Administrado pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e financiado pelo BNDES, Fapesp, Finep e SDECTI-SP, o LEL tem por objetivo o uso de novos materiais, como compósitos, metálicos leves e fibras de carbono, para o desenvolvimento de componentes estruturais.
O IPT está presente desde 2008 no Parque de Inovação Tecnológica São José dos Campos, por meio do Núcleo de Estruturas Leves. O LEL, inaugurado em 2012, ocupa cerca de 4.400 m² do Centro Empresarial III.
Ali estão instalados diversos equipamentos de grande porte dedicados a pesquisas nos temas de estruturas em compósitos, processamento de atrito e conformação superplástica de estruturas metálicas, assim como soluções híbridas. Saiba mais.
Fale conosco
Conte com o apoio do PIT SJC para impulsionar suas atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação.