O PqTec recebe em 21 e 22 de outubro a Missão Empresarial da Delegação Turca, organizada pelo Ministério da Defesa do Brasil e pela Presidência das Indústrias de Defesa da Turquia (SSB, na sigla em turco).
O evento tem como objetivo a atração de investimentos para a base Industrial de Defesa (BID) brasileira. Em eventos internacionais anteriores, a SSB manifestou o interesse de que empresas turcas invistam no Brasil, por meio da formação de joint ventures com empresas brasileiras, e utilizem o Brasil como plataforma de exportação de produtos.
“A Turquia está tendo reuniões com vários países, mas este é especial, porque vemos os dois países com tecnologias e ações complementares no setor de Defesa. Durante quatro dias, as empresas farão networking e poderão mapear oportunidades e parcerias”, disse Serdar Demirel, vice-presidente da SSB.
A SSB é órgão subordinado diretamente ao Presidente da República da Turquia, com status superior ao do Ministro da Defesa daquele país, responsável por gerenciar todas as compras/projetos/aquisições de novas capacidades para os órgãos públicos da Turquia (Forças Armadas, Forças Policiais e Serviço de Inteligência).
Para Marcos Rosas Degaut Pontes, Secretário de Produtos de Defesa, o momento é “extraordinário” para intensificar relações entre as indústrias do Brasil e da Turquia. “É a concretivação de um trabalho de aproximação, somos países com desafios e problemas comuns, mas precisamos nos conhecer e descobrir meios e caminhos para desenvolver projetos.”
No primeiro dia da Missão, as 12 empresas turcas fizeram exposições sobre suas tecnologias no período da manhã. À tarde, houve rodada de negócios com 13 empresas brasileiras do setor de Defesa, associadas ao Cluster Aeroespacial Brasileiro, gerido pelo PqTec.
No dia 22, a Delegação vai visitar os laboratórios do Parque Tecnológico e a 6ª RM VALE TI – Feira e Congresso de Tecnologia e Inovação realizada pelo PqTec. Então, dará sequência à rodada de negócios.
A agenda no Brasil segue por mais dois dias e inclui também visitas à Avibras, em Jacareí, à Embraer e à Alltec, em São José dos Campos, e à Fiesp, em São Paulo