Parque Tecnológico e Lace Engenharia, empresa residente, inauguraram em 31/5 o Laboratório de Raios, no Centro Empresarial 4. É o único do gênero no Brasil.
No novo laboratório, será desenvolvido um gerador de surto elétrico nacional, que será capaz de gerar uma réplica em baixa amplitude das ondas transitórias de corrente e tensão características de descargas atmosféricas, a fim de simular seus efeitos indiretos em sistemas eletroeletrônicos embarcados. Dessa forma, desenvolvedores de equipamentos eletroeletrônicos poderão qualificar seus produtos de acordo com a norma aeronáutica RTCA/DO-160G e a nova versão da norma militar MIL-STD-461G.
A equipe da Lace tem ainda o objetivo de testar no local dispositivos de proteção contra raios. A ideia é a de que o espaço também seja um local de pesquisa e desenvolvimento.
“A história da Lace se confunde com a chegada da empresa ao PqTec, então é um momento muito importante para nós”, diz Henrique Lemos de Faria, diretor executivo da Lace Engenharia.
Para Marco Antonio Raupp, diretor-geral do PqTec, o novo laboratório é mais um exemplo de parceria de sucesso entre o Parque e suas empresas residentes. “O Parque é parceiro delas e nos realizamos nessas parcerias, nós nos associamos ao futuro das empresas residentes. E neste caso a parceria é direta”, afirma.
O projeto é financiado pela Fapesp por meio do programa PIPE (Pesquisa Inovativa de Pequenas Empresas).
O termode parceria entre as duas instituições tem vigência de quatro anos. No final do projeto, o protótipo ou produto do gerador desenvolvido ficará no Parque Tecnológico e poderá ser utilizado para outros ensaios.
“Este laboratório vem complementar a matriz de testes de desenvolvimento de projetos e produtos do Parque Tecnológico. Já temos o Laboratório de Compatibilidade e Interferência Eletromagnética (EMI/EMC) e podemos ampliar os ensaios que podem ser realizados aqui”, explica Rubiane Oliveira, coordenadora de laboratórios do PqTec.