O Cluster Aeroespacial Brasileiro do Parque Tecnológico São José dos Campos lança nesta semana o Programa de Adequação para a Acreditação Nadcap, uma aprovação de processos exigida pela indústria aeroespacial em todo o mundo, a fim de melhorar a qualidade e reduzir custos de produção, mantendo os níveis de excelência nos setores aeroespacial e de defesa.
A Embraer já sugeria o selo havia dois anos e passou a exigir a acreditação de suas fornecedoras, dando até o final de 2019 como prazo para as empresas se adequarem, dependendo das tecnologias e serviços. Com base nesse calendário, o Cluster desenvolveu o programa, que visa trazer treinamentos e orientar as empresas que precisam passar pela auditoria e obter aprovação. “Observamos que muitas empresas estavam buscando isso de forma individual e até equivocada, por falta de informação. Criamos um modelo que agiliza e otimiza recursos”, explica Marcelo Nunes, coordenador do Cluster Brasileiro.
O programa, apresentado no dia 26 de março, prevê um encontro inicial, no dia 4 de abril, para dividir as empresas em grupos, que serão acompanhadas de acordo com as tecnologias predominantes em sua linha de produção. Isso porque a Nadcap pode ser aplicada em várias tecnologias do setor aeroespacial: selagem, controle de processos, compósitos, entre outros. Na segunda semana de abril, as participantes terão um treinamento, no qual receberão informações mais detalhadas sobre os requisitos do selo.
Para tecnologias mais simples, a acreditação deve ocorrer até dezembro de 2018, depois de vários encontros coletivos e visitas técnicas nas empresas, com consultorias individualizadas. Já empresas que desejam acreditar tecnologias mais complexas devem levar até dois anos para concluir o processo.
Ao final do programa com o Cluster Aeroespacial, as empresas devem contratar individualmente o auditor da RPI, organização responsável pela acreditação, e serão avaliadas nos requisitos do comprador.
Das empresas da região que atuam no setor aeroespacial, 25 já assinaram o termo de intenção para participar do programa. As associadas ao cluster têm 20% de desconto.
O programa é vantajoso mesmo para empresas ainda não associadas ao Cluster, porque torna mais acessível o serviço de consultoria individualizada e ainda conta com os encontros em grupo, nos quais é possível obter informações de extrema relevância para a acreditação. Isso reduz retrabalhos e gargalos do processo. O Cluster Aeroespacial Brasileiro estima uma economia de até 50% na adaptação dos processos e na contratação de consultoria, em comparação a uma iniciativa individual.
“Esta ação fortalece o Cluster, que é pioneiro em criar uma iniciativa desse porte. Nenhuma outra organização uniu forças dessa forma para melhorar a competitividade das empresas fornecedoras da indústria aeroespacial”, avalia Nunes.
Mais informações sobre o programa com Priscila Souza: [email protected]/ (12) 3876-7756