A FAPESP e a Finep apoiarão projetos de pesquisa de pequenas empresas brasileiras, com até 250 empregados, sediadas no Estado de São Paulo para o desenvolvimento de produtos, processos e serviços inovadores em manufatura avançada.
Uma chamada de propostas foi lançada no dia 18 de setembro no âmbito do acordo de cooperação entre as duas instituições. Serão empregados recursos orçamentários da FAPESP e de subvenção econômica (recursos não reembolsáveis) via MCTI/Finep/FNDCT, no total de R$ 20 milhões.
A chamada oferece recursos para apoio à atividade de pesquisa científica ou tecnológica de empresas que tenham conduzido pesquisas com resultados inovadores no âmbito de projetos financiados pelo Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) nas Fases 1 e 2 ou em projetos equivalentes, conduzidos com recursos próprios ou de outras fontes. O apoio terá duração de até 24 meses.
O edital, correspondente à Fase 3 do PIPE, contemplará projetos que pretendam desenvolver processos e serviços inovadores para que os produtos resultantes das pesquisas anteriores possam ser efetivamente inseridos no mercado.
Também chamada de indústria 4.0, a manufatura avançada representa a quarta revolução industrial, caracterizada pelo uso de sistemas de automação integrados e colaborativos, que permitem programar e controlar remotamente a produção nas plantas fabris e toda a cadeia de valor e ciclo de vida do produto. Já em andamento, a nova revolução industrial está alterando a competitividade da indústria e de toda a sua cadeia produtiva.
Entre os desafios tecnológicos da chamada de proposta lançada pela FAPESP e Finep estão:
- Novos Sistemas de Manufatura Avançada;
- Controle de Processos Avançados;
- Manufatura Aditiva;
- Virtualização, Modelagem e Simulação de Produtos e Processos;
- Nanomanufatura, Manufatura de Eletrônicos Flexíveis e Novas Estruturas;
- Tecnologias Avançadas de Conformação e Adesão;
- Sistemas Físico-Cibernéticos;
- Robôs Autônomos, Inteligentes e Colaborativos;
- RFID, Sensores, Nanossensores e Rastreadores;
- Redes de Comunicações, IPv6 e Segurança Cibernética;
- Inteligência Artificial, Computação Ubíqua e Realidade Aumentada;
- Data Analytics, Big Data, Cloud Computing e Fog Computing;
- Fotônica;
- Sustentabilidade e Ecologia Industrial;
- Desenvolvimento de Serviços Inovativos e Novos Serviços;
- IIoT: Industrial Internet of Things;
- Automação CAD/CAM;
- Interfaces M-M;
- HW/SW Wireless Integration;
- Sistemas e Soluções de Programação, Controle e Gestão Avançada.
As propostas serão inicialmente analisadas para o enquadramento e deverão seguir as normas do PIPE e devem ser submetidas pelo Sistema de Apoio à Gestão (SAGe) da FAPESP, em www.fapesp.br/sage. O prazo para submissão de propostas termina em 11 de dezembro de 2017. A chamada está publicada em: www.fapesp.br/11205.
Por Fapesp