A primeira chamada para apresentação de propostas conjuntas para projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) entre empresas brasileiras e alemãs se estende até 30 de outubro. O programa de colaboração bilateral foi lançado em 2015 para financiar projetos voltados para o desenvolvimento de produtos, serviços, processos ou métodos inovadores em todas as áreas de tecnologia e em setores com forte potencial de mercado.
Serão aceitas propostas que envolvam, obrigatoriamente, ao menos uma empresa brasileira e uma pequena e média empresa alemã que contribuam consideravelmente para o projeto. Segundo o edital, institutos de pesquisa e outras empresas poderão participar como parceiros ou subcontratados, desde que as regras de financiamento de cada país sejam respeitadas.
Os projetos devem ser inovadores, possuir potencial de mercado relevante, risco tecnológico e acrescentar valor às economias de ambos os países. As empresas devem ainda apresentar uma estratégia que, considerando seus aspectos tecnológicos, comerciais e financeiros, demonstre seu potencial para introduzir o novo produto, processo ou serviço nos mercados.
O programa é coordenado pela Secretaria de Inovação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Brasil (MDIC) e pelo Ministério de Economia e Energia da República Federal da Alemanha (BMWi). Os órgãos apoiarão as empresas selecionadas por meio de financiamento público e instituições de fomento dos respectivos países. Para se inscrever, é necessário enviar o formulário disponível para download nos endereços:
www.zim-bmwi.de/internationale-fue-kooperationen e www.cooperacaointernacional.mdic.gov.br.
Os participantes devem enviar o formulário para international@aif-projekt-gmbh.de e [email protected].
O edital pode ser acessado pelo link:
http://dwih.com.br/sites/default/files/imce_default/edital_mdic.pdf