O Parque Tecnológico São José dos Campos recebeu na última semana, de 7 a 12 de agosto, mais uma turma do Empretec, curso de empreendedorismo com foco em gestão de negócios aplicado pelo Sebrae-SP.
Nesta edição participaram mais de 60 pessoas, dentre elas 33 empresários residentes ou associados aos arranjos produtivos e ao Escritório de Negócios do Parque Tecnológico.
O Empretec – uma metodologia desenvolvida pela ONU (Organização das Nações Unidas) é voltado para o desenvolvimento de características de comportamento empreendedor e para a identificação de novas oportunidades de negócios. Atualmente o programa é promovido em 34 países ao redor do mundo.
De acordo com a analista de relações empresariais do Parque Tecnológico, Ana Letícia Rico, que participou desta edição do Empretec, o curso foi surpreendente. Foi uma imersão em autoconhecimento. Pude descobrir meus pontos fortes e fracos, e ainda traçar metas para me desenvolver a partir deste curso. Gostei muito e recomendo, conclui.
No Brasil, o Empretec é realizado exclusivamente pelo Sebrae e já capacitou mais de 190 mil pessoas, em 8.400 turmas distribuídas pelos 27 estados da federação. Todo ano, o Empretec capacita em torno de 10 mil participantes.
Desenvolvido em tempo integral, contempla 60 horas de capacitação em seis dias de imersão em que o participante é desafiado em atividades práticas, cientificamente fundamentadas, baseadas nas características comportamentais que apontam como age um empreendedor de sucesso e como desenvolvê-las para criação e gestão dos negócios.
Segundo pesquisa do Sebrae, após a participação no Seminário, 90% aplicaram imediatamente mudanças em seus produtos e serviços com base nos conhecimentos adquiridos,71% das empresas participantes cresceram, em média, 64% (num período médio de três anos), e 62% dos participantes aumentaram a renda.
O Empretec pode proporcionar aos seus participantes a melhoria no seu desempenho empresarial, maior segurança na tomada de decisões, a ampliação da visão de oportunidades, dentre outros ganhos, aumentando assim as chances de sucesso empresarial.
Entre os principais comportamentos trabalhados estão:
1. Busca de oportunidade e iniciativa
2. Persistência
3. Correr riscos calculados
4. Exigência de qualidade e eficiência
5. Comprometimento
6. Busca de informações
7. Estabelecimento de metas
8. Planejamento e monitoramento sistemáticos
9. Persuasão e rede de contatos
10. Independência e autoconfiança
RM Vale TI
Em outubro deste ano o Parque Tecnológico deve receber um novo encontro entre os empretecos do Vale do Paraíba, um Seminário de Inovação em parceria com o Sebrae, que acontecerá durante a 4ª edição da RM Vale TI, Feira de Tecnologia e Inovação. Acompanhe a programação e novidades no portal do Parque Tecnológico e participe.