O Parque Tecnológico São José dos Campos acaba de estabelecer uma parceria com a principal empresa privada de meteorologia do país, a Climatempo, que ganhou um espaço próprio dentro do Parque.
O Grupo Climatempo, ao se instalar no Paque, temo objetivo de criar mais relevância dentro do seu setor, viabilizar parcerias estratégicas, buscar recursos financeiros externos, procurar conhecimentos tecnológicos e, consequentemente, investir nessa área. Para a Climatempo, a ida da sua equipe de I+P&D para o Parque, além de contribuir significativamente com o avanço tecnológico e com possíveis inovações na geração de informações meteorológicas, irá promover o melhor planejamento estratégico da empresa.
Uma das principais linhas de pesquisa a ser desenvolvida pelo grupo de I+P&D é a de nowcasting, voltada para a melhoria da qualidade de alertas de tempo severo. Para isso, a Climatempo fez importantes parcerias internacionais, entre elas, com a empresa PLANETIQ, que lançará em 2016 uma constelação de pequenos satélites.
Com esta tecnologia será possível ter a fotografia da atmosfera em diferentes níveis quase que em tempo real. O resultado disso é um salto significativo na capacidade de prever condições de temporais, diz Carlos Magno, Presidente da Climatempo.
Serão vários os desdobramentos na área de pesquisa aplicada, desde um eficiente sistema de previsão de curto prazo até os impactos das condições da atmosfera na transmissão de sinais, como por exemplo, de telefonia celular, completa Gilca Palma, diretora executiva de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Grupo.
Além de ter o portal meteorológico que é líder em visitação no país, a Climatempo possui forte atuação no setor de energia, de construção civil, agricultura e offshore, e também desenvolve projetos para o setor elétrico, para áreas de energias renováveis, de hidrologia, dispersão de poluentes e defesa civil. Todos esses setores podem ser beneficiados com as pesquisas, os desenvolvimentos e as inovações que a Climatempo pretende fazer dentro do Parque.
Pioneirismo
A Climatempo se destaca por suas ações e por seu pioneirismo. Fundada em 1988, quando se tornou a primeira empresa privada do setor no país, passou a oferecer boletins informativos para meios de comunicação, além de fazer análises customizadas para diferentes setores. Em 1999, saiu na frente mais uma vez e lançou a TV Climatempo, primeira TV segmentada de meteorologia do país.
Sempre ligada à convergência das mídias, criou o Portal Climatempo, com imagens de satélites em tempo real, e boletins de todas as regiões do Brasil, com constantes aprimoramentos que permitiram fazer previsões para períodos cada vez maiores. Estendeu seu conteúdo para as novas plataformas digitais, como as Redes Sociais e, agora, em busca de mais evolução, integrou-se ao Parque Tecnológico São José dos Campos.