O Parque Tecnológico São José dos Campos e o Cecompi (Centro para a Competitividade e Inovação) inauguram na próxima quinta-feira (25) seu novo Centro de Desenvolvimento em Manufatura (CDM).
A inauguração acontece às 10h30. Participam da cerimônia Márcio França, vice-governador de São Paulo e secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, e Carlinhos Almeida, prefeito de São José dos Campos, entre outras autoridades.
O CDM é fruto de uma parceria entre o Parque Tecnológico, o Cecompi, a Prefeitura de São José dos Campos, o Governo do Estado de São Paulo e o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).
O centro é resultado de um investimento de cerca de R$ 3,5 milhões que irá possibilitar a pesquisa e o desenvolvimento de novos processos e produtos por empresas de pequeno e médio porte que não dispõem de espaço ou tempo, mas querer investir em P&D, afirmou Marcelo Sáfadi, diretor de planejamento do Paque Tecnológico e diretor executivo do Cecompi.
Com equipamentos de ponta, o CDM poderá prestar serviços como desenhos e desenvolvimento de produto CAD, programação para CNC/CAM, usinagem em CNC de peças de pequeno porte em três, quatro e cinco eixos, prototipagem rápida com impressoras 3D, scanner 3D para engenharia reversa, mesa de medição tridimensional e máquina de eletroerosão a fio, entre outros.
Alguns destes equipamentos até já existem em laboratórios de universidades, por exemplo, mas o nosso diferencial é a acesso que as empresas terão para o uso de todo o CDM. Mesmo quem não está instalado hoje no Parque Tecnológico poderá utilizar, explica Marcelo Nunes, coordenador do cluster TIC Vale, que administrará o CDM.
Estrutura laboratorial
Com o novo Centro, cresce a estrutura laboratorial que o Parque Tecnológico e o Cecompi oferecem às empresas, instituições de pesquisa e universidades. Além do novo laboratório estruturado para manufatura e prototipagem, os associados aos clusters e residentes no Parque já contam com o Laboratório de Simulação e Sistemas Críticos e o Laboratório de Estruturas Leves.
Ainda em 2016 outros dois laboratórios, em fase de projeto e construção, serão entregues: de Compatibilidade Eletromagnética e de Interferência Eletromagnética.
Os empresários e pesquisadores interessados em conhecer ou utilizar os serviços dos laboratórios devem entrar em contato pelo telefone (12) 3876-7754 ou pelo e-mail [email protected].
Saiba Mais
O CDM poderá ser utilizado ainda:
– por fabricantes de ferramentas, lubrificantes e máquinas, por exemplo, para promover workshops e demonstrações para empresas e universidades de novos produtos ou processos;
– para desenvolver o conceito de smart manufacturing, ou indústria 4.0, que utiliza dados gerados pelas máquinas para tomar decisões na hora da fabricação, e ainda como indicador de qualidade, desempenho, consumo de energia, entre outras informações que hoje já são geradas, mas não são utilizadas;
– para promover novos negócios para as empresas de tecnologia de toda a região.