A Engtelco em parceria com o Parque Tecnológico – São José dos Campos e o Cecompi (Centro para Competitividade e Inovação) realiza hoje, às 17h30, no centro de eventos do Parque, a palestra Novas ações do Detran para formação de condutores, com Daniel Annenberg, diretor-presidente do Detran de São Paulo.
Na ocasião, Annenberg irá abordar as mudanças nas regras para formação de condutores, entre elas a obrigatoriedade do uso de simuladores nas autoescolas a partir de janeiro de 2016. Após a palestra, o diretor-presidente irá atender à imprensa para esclarecer as dúvidas sobre as novas normas do Detran.
Soluções
Duas empresas instaladas nos centros empresariais do Parque Tecnológico, a Engtelco e a RSD Desenvolvimento e Tecnologia, lançaram recentemente o projeto e-condutor e criaram o primeiro simulador totalmente brasileiro para autoescolas, com tecnologia de ponta e custo compatível com o mercado.
Este novo simulador consegue colocar o aluno da autoescola em uma situação muito próxima da realidade. A tecnologia avançada no hardware deste equipamento permite que as ações do usuário provoquem movimentos precisos e o software cria situações que irá permitir que o condutor tenha reações físicas e psicológicas diante de cenas que simulam a realidade. Essas simulações são suficientes para aprimorar seu aprendizado, acrescentando ainda um programa de gameficação que dará a ele o grau de avanço do aprendizado.
O simular vem atender a necessidade de qualificar e requalificar os condutores. Avaliando as soluções para esta verdadeira fase de grandes preocupações. A tecnologia tem como premissa servir ao ser humano e amenizar esta crise. Não tenho dúvida alguma que se empregarmos os avanços da tecnologia nestas ações, os números de acidentes serão reduzidos e teremos mais harmonia, tranquilidade e segurança no dia a dia, afirma Daniel Daniel Gil Monteiro de Faria, diretor da Engtelco.
Dados
Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), o Brasil tem o 5° trânsito mais violento do mundo, se considerados os dados obtidos como DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre), que já soma 150 mortes por dia em todo o país.
Outros estudos revelam que o Brasil é o segundo país do mundo em mortes em acidentes de motos. Nos últimos 15 anos a taxa de mortalidade com estes veículos aumentou 846%, enquanto a de carros foi de 58%.
Para a Engtelco, a vinda do diretor do Detran é um estímulo para o desenvolvimento do projeto. Estamos sempre com o olhar crítico em tudo que está ao redor para criar produtos e serviços que atendam as necessidades da sociedade o que também está aliado à geração de boas oportunidades de negócios, como o e-condutor, conclui Faria.