Está aberto um novo processo de seleção para o Centro Empresarial 2 do Parque Tecnológico São José dos Campos. Podem participar pequenas e médias empresas de base tecnológica, do Brasil e exterior.
A classificação será feita de acordo com a pontuação que cada empresa alcança durante o processo seletivo. São avaliados e pontuados, entre outros itens, se a empresa vem de incubadoras ou de outros parques tecnológicos e se busca soluções inovadoras para produtos, processos ou serviços.
Os interessados em participar do processo de seleção devem enviar suas propostas até o dia 30 de setembro de 2015. Para se inscrever, basta consultar as orientações e requisitos no site do Parque Tecnológico www.pitsjc.org.br/fornecedores/processos-de-selecao/
Vantagens
Entre as vantagens de se instalar no Parque Tecnológico está o ambiente de alto networking e empreendedorismo, o baixo custo de contribuição associativa e a aproximação com fundos de investimento a empresas de base tecnológica e com serviços de apoio às atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação.
O Parque realiza ações periódicas visando o sucesso das empresas que abriga, como o Calendário do Empreendedorismo, pelo qual promove, durante todo o ano, workshops, cursos e palestras. Promove ainda encontros de integração e rodadas de negócios. Mantém convênios com instituições do exterior com finalidade de promover intercâmbio de pessoas e conhecimentos entre instituições de ensino e empresas, e também a exportação do que é desenvolvido no Parque Tecnológico. Além disso, disponibiliza uma ampla infraestrutura, como auditórios, salas de reuniões e rede wi-fi, entre outras vantagens.
Oferecemos infraestrutura de qualidade a pequenas e médias empresas, para que possam desenvolver produtos e serviços inovadores e de alto valor agregado, afirma Marco Antonio Raupp, diretor geral do Parque Tecnológico.
Segundo Raupp, um dos objetivos fundamentais do Parque é ajudar as empresas a aumentarem sua competitividade, terem maior rentabilidade, oferecerem empregos qualificados e contribuírem para a geração de riquezas na região.
Investimentos e estrutura
Nos últimos cinco anos, o Parque Tecnológico recebeu cerca de R$ 1,9 bilhão de investimentos públicos e privados. Sua estrutura conta atualmente com três centros empresariais completos e um quarto em fase de ampliação.
O Centro Empresarial 1, inaugurado em 2011, tem 23 empresas instaladas. O Centro Empresarial 2, inaugurado em março último, conta com espaço para até 50 pequenas e médias empresas e conta atualmente com 21 empresas instaladas, em espaços que variam de 70 m² a 180 m². Uma empresa pode ocupar mais de um módulo.
Existem ainda outros dois espaços destinados a empresas e instituições de pesquisa. Um deles é o Centro Empresarial 3, concluído em 2014, onde estão alojadas a Boeing, Airbus, Ericsson, Visiona, Atech, Embraer e o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológica).
Por fim, o Parque conta também com o Centro Empresarial 4, que está em fase de ampliação e deve ser concluído em 2016. Este espaço abriga o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) e contará com uma área para médias e grandes empresas.
Além das empresas, estão presentes dentro do Parque ainda quatro universidades Fatec, Unesp, Unifesp, Unicastelo – e cinco Centros de Desenvolvimento Tecnológico, divididos por áreas: aeronáutica; saúde; água e saneamento ambiental; TIC; construção civil.