Por ocasião do XXIV Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas, o Parque Tecnológico São José dos Campos e a empresa Pantone300 lançam oficialmente seu novo sistema de gestão, o Sextante. O desenvolvimento do sistema foi feito com base em requisitos e demandas do Parque Tecnológico São José dos Campos e pode ser utilizado para outras instituições semelhantes.
Criado e estruturado a partir das necessidades e demandas encontradas no dia a dia da equipe do Parque, o novo sistema permite gerir e integrar de forma amigável e eficiente as múltiplas funcionalidades envolvidas na gestão de um parque tecnológico: dados e indicadores, infraestrutura e operação, comunicação, acompanhamento e mensuração de desempenho, eventos e documentação.
Antes da implantação, operações corriqueiras frequentemente implicavam consultas individuais a distintas bases de dados e recorrentes contatos com empresas residentes. Essa é a forma mais comum de levantamento de dados em instituições desse tipo e nós somos o primeiro parque tecnológico do país a ter esse sistema, declarou a gestora de empresas e instituições, Iácara Faria. Segundo ela, a rapidez das operações e a acuracidade das informações vai auxiliar a análise dos índices de desenvolvimento econômico para região e servirá como modelo para outros parques tecnológicos.
Para o diretor de negócios da Pantone300, Francis Berenger, o sistema contribuirá para que outros parques obtenham melhores resultados. O Parque Tecnológico São José dos Campos é referência amplamente reconhecida no cenário brasileiro, resultado em boa parte de seu elevado grau de maturidade de gestão. A parceria possibilitou o desenvolvimento de um sistema que já nasce com funcionalidades que suportam as melhores práticas no gerenciamento do empreendedorismo inovador.
A consulta facilitada e o acesso à completa base de dados de cada residente que o Sextante oferece, vão melhorar também a comunicação, a geração de tíquetes para demandas internas, o acompanhamento das empresas e seus programas, do calendário de eventos e das reuniões. O conceito envolve as melhores práticas de gestão para operação de uma organização que promove a cultura da inovação e competitividade de suas empresas e instituições de pesquisa.