A Fotosensores Tecnologias, empresa residente no Parque Tecnológico São José dos Campos, vem ganhando destaque em todo o país pelas soluções criadas na área de mobilidade urbana.
Uma das novidades recentemente lançadas pela Fotosensores é o chamado Radar Não Intrusivo, sistema que tem como grande atrativo não exigir corte no asfalto para instalação de sensores. Operando em conexão direta com este radar está o software de gestão de informação, também desenvolvido pela empresa, que recebe e processa dados de trânsito detectados, tornando possível monitorar trechos de lentidão na cidade e até mesmo informar possíveis rotas de veículos furtados.
O coordenador de P & D da Fotosensores Tecnologias em São José dos Campos, Jader Klosowski, explica que os equipamentos e as soluções fornecem rica combinação de informações de interesse principalmente para administrações municipais. É possível mensurar a ocupação da via, a média de velocidade, o fluxo das vias e até mesmo tempos de deslocamento em uma dada região. São elementos que ajudam o gestor a tomar decisões importantes como, por exemplo, alterar um sentido de tráfego de uma via, ou planejar todas as mudanças de tráfego no crescimento de um município, destaca Klosowski.
O foco da empresa é voltado para o uso da engenharia de trânsito das cidades como elemento de planejamento visando otimizar a segurança, fluidez e qualidade de vida das pessoas. A Fotosensores Tecnologias é uma empresa de base tecnológica, com forte atuação em sistemas de monitoramento e gerenciamento eletrônico de trânsito, que trabalha para contribuir com soluções de mobilidade urbana e pesquisas de novas tecnologias. Em 2008, a empresa conquistou o primeiro lugar no Prêmio FINEP de Inovação na categoria média empresa, para a região nordeste do Brasil.