A busca por soluções inteligentes no mercado nacional e internacional foi o principal motivador para a empresa FEMTO, baseada no Parque Tecnológico, pesquisar e desenvolver solução técnica para diminuir o ruído gerado por aparelhos como secadores de cabelo e aspiradores de pó, considerado excessivo e fonte de desconforto por usuários e não usuários. O protótipo já construído de um destes aparelhos demonstrou redução superior a seis decibéis, o que equivale a diminuir em 50% a pressão acústica gerada. Com a solução concebida pela FEMTO, será possível conversar em tom normal de voz, mesmo estando próximo a um aparelho em funcionamento.
Aparelhos de uso pessoal, profissional ou industrial que requerem a operação de um ventilador ar-condicionado, secador de cabelo, aspirador de pó, exaustor ou ventilador disponíveis no mercado, além do incômodo causado pelo ruído, podem acarretar danos auditivos.
Para chegar a um produto com a qualidade requerida, a empresa lançou mão de experimentos e resultados já conhecidos da natureza (biomimética) e da engenharia aeroespacial e militar (modelos matemáticos e simulação computacional avançada), um movimento conhecido com spin-off tecnológico.
De acordo com Nehemias Lacerda, diretor da FEMTO e Ph.D. em engenharia aeronáutica, o grande desafio de pequenas empresas brasileiras atuantes na área tecnológica é poder participar ativamente de grupos de pesquisa em bioengenharia na criação de soluções para produtos. A técnica desenvolvida pela FEMTO se aplica em várias áreas e queremos contribuir com o desenvolvimento, principalmente na saúde, de equipamentos e condutas para detectar células cancerígenas, tratamento da pele (queimaduras, ferimentos, rugas) e doenças do coração. Para Lacerda, a motivação do trabalho está na possibilidade de agregar os conhecimentos da engenharia para melhorar qualidade de vida das pessoas.