A Agência Espacial Brasileira, o Consulado Geral do Canadá em São Paulo e a Agência Espacial Canadense, realizarão no Parque Tecnológico São José dos Campos a Missão Espacial Canadense. O evento deve discutir temas de interesse comum às comunidades do segmento espacial de ambos os países e acontece na sede do Parque na segunda (17) e terça-feira (18) a partir das 9h.
O momento de destaque será o da assinatura do acordo do programa de cooperação entre Agência Espacial Brasileira (AEB) e a Agência Espacial Canadense (CSA) que tem objetivo de intensificar a colaboração entre as duas agências dentro de missões e projetos na área espacial, envolvendo conhecimentos em áreas relacionadas à ciência, tecnologia e inovação no domínio espacial.
O programa de cooperação prevê o intercâmbio de estudantes, pesquisadores, estagiários, engenheiros, tecnólogos, gestores e juristas, em instituições acadêmicas, científicas e industriais de alto nível, identificadas em comum acordo, assim como em programas de treinamento e estudos de graduação, especialização, doutorado e pós-doutorado.
Durante os dois dias do evento serão apresentados painéis de negócios.
O primeiro painel, mediado pelo diretor de satélites, aplicações e desenvolvimento da AEB, Carlos Alberto Gurgel Veras, tem como tema Aplicações de Tecnologia Espacial para o Desenvolvimento Social e Econômico. O segundo, com a mediação de William Mackey, conselheiro da CSA, trata das Iniciativas Conjuntas entre Brasil e Canadá para a Construção de Capacitação em Tecnologias Espaciais. Ambas as atividades ocorrem no primeiro dia do evento.
O terceiro painel, marcado para a manhã de terça-feira (18), tem como tema Setor Privado Espacial Brasil-Canadá para a Construção de Parcerias de Sucesso, com mediação do diretor Técnico e de Operações do Parque Tecnológico São José dos Campos, Elso Alberti Junior, e de David McCabe, gerente geral do Grupo de Desenvolvimento da Missão.