O Parque Tecnológico São José dos Campos vai ter em breve um dos mais modernos ambientes de formação e qualificação de profissionais voltados para o setor aeroespacial. Ele será construído pelo Serviço Nacional da Indústria (Senai) em terreno de 50 mil metros quadrados doado pela Prefeitura, na área do Parque Tecnológico.
Orçado em mais de R$ 100 milhões, o projeto que inclui o Centro de Tecnologias Aeronáuticas e o Instituto de Inovação em Defesa foi apresentado na terça-feira (25) pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e do Senai-SP, Paulo Skaf, que considerou o empreendimento como o mais moderno do mundo.
O Centro de Tecnologias Aeronáuticas será a primeira estrutura de capacitação em aviação de classe mundial na América Latina. O espaço deverá ter 13 laboratórios voltados para a área de eletrônica embarcada em aeronaves, uma câmara para acionamento e testes de motores a reação e câmaras para o desenvolvimento de projetos virtuais e em realidade aumentada, entre outros equipamentos de última geração.
Para os idealizadores do projeto, São José dos Campos é o lugar mais adequado para sediar um empreendimento desta magnitude. A cidade já possui o maior complexo aeroespacial da América Latina e, além disso, existe uma ótima articulação entre a indústria aeronáutica e as instituições de ensino, justificou Ricardo Terra, diretor técnico do Senai-SP.
O Parque Tecnológico já tem a Fatec (Faculdade de Tecnologia), a Unesp (Universidade Estadual Paulista) e a Unip (Universidade Paulista) e terá em breve a Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), além de gigantes do setor como a Boeing e o Grupo Airbus, lembrou o prefeito de São José, ressaltando que a regularização do loteamento do Parque oficializada no dia 21 na presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação Marco Antônio Raupp foi fundamental para a implantação do projeto.
Mais de 100 pessoas compareceram ao evento realizado no Parque Tecnológico, com a participação também do vice-prefeito e vários secretários, representantes do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), da Associação Comercial e Industrial (ACI), da Associação das Construtoras do Vale do Paraíba (Aconvap), do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e da Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) e Centro para Inovação e Competitividade do Cone Leste Paulista (Cecompi).
O evento de hoje já se configura como um dos marcos históricos do Parque Tecnológico. O projeto concebido pelo Senai e apresentado a autoridades e representantes das comunidades empresarial e acadêmica de São José dos Campos é muito ambicioso, tanto na abrangência como nas tecnologias a serem disponibilizadas. Estamos orgulhosos de poder hospedar o futuro Centro de Tecnologias Aeronáuticas e o Instituto de Inovação em Defesa do Senai, disse o diretor geral do Parque Tecnológico, Horacio Forjaz.
O Brasil precisa vencer o desafio da educação para garantir seu lugar no futuro, e iniciativas como estas contribuem para este objetivo, encerrou o engenheiro, coronel e ex-ministro Ozires Silva, que também prestigiou o evento.