Software implantado em novembro reúne informações precisas sobre imóveis rurais e já começa a revolucionar a administração das fronteiras agrícolas em todo o Brasil. A partir de agora proprietários rurais passam a ter maior segurança jurídica sobre os limites de suas propriedades e o governo mais agilidade para definir toda a área rural brasileira. Isso se tornou possível com o Sistema de Gestão Fundiária (Sigef), desenvolvido pela ZNC Sistemas, empresa instalada no Parque Tecnológico São José dos Campos.
O sistema foi implantado em novembro pela Secretaria de Regularização Fundiária da Amazônia Legal (Serfal) do Ministério de Desenvolvimento Agrário e pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
O Sigef converte automaticamente os limites das terras rurais por meio do cruzamento de dados coletados por satélite e informações lançadas via internet pelos proprietários das áreas e pelo governo. Essas informações são levantadas por técnicos especializados, contratados pelos donos das terras para fazer a medição no local a ser registrado.
Com o georreferenciamento as propriedades têm sua área definida de forma mais rápida, respeitando suas fronteiras. O novo sistema gera a planta e o memorial descritivo, documentos que trazem os detalhes de bens imóveis, em poucos minutos.
Essa mudança permite definir com precisão a localização e o tamanho dos terrenos em prazos mais reduzidos, de maneira mais segura e transparente. A quantidade de análises diárias, que antes era de 25 em média, passou para 140 por dia, e pode chegar a 20 mil por mês. O tempo de espera pelo resultado, que antes poderia levar meses ou até anos, agora pode durar no máximo algumas horas. Com as informações corretas, a certificação poderá ser feita em até poucos minutos. A novidade ainda encerra de vez o uso de papel e permite acesso público aos documentos.
Além de evitar erros da identificação de limites das propriedades, comprovando a autenticidade da área, o mapeamento aperfeiçoa, traz agilidade e desburocratiza a certificação dos imóveis rurais. Ela é obrigatória para donos de terras com mais de 250 hectares que queiram realizar transações imobiliárias ou estão em busca de financiamento para desenvolver seu agronegócio.
Para o diretor da ZNC Sistemas, Carlos Leite, a implantação desse sistema é uma conquista para equipe. Este é um dos projetos de TI mais ambiciosos já realizados pelo Incra, estamos orgulhosos por participarmos, disse o diretor.
Sobre a ZNC Sistemas
ZNC Sistemas é especializada no desenvolvimento de softwares específicos para o gerenciamento de dados geográficos, recursos de webmapping, ferramentas para o setor financeiro, além de auxiliar no gerenciamento e automação de projetos. A empresa está no Parque Tecnológico desde 2011.