Em concorrido evento presidido pelo Prof. Júlio Cézar Duringan, Reitor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Unesp, que contou com as presenças do Prefeito Carlinhos Almeida e autoridades dos mundos político, acadêmico e empresarial, foi realizada em 16 de agosto, no Parque Tecnológico, a aula inaugural do novo curso de graduação em Engenharia Ambiental da Unesp, projetado para disponibilizar anualmente 40 novas vagas, em regime de tempo integral e duração total de cinco anos.
A aula inaugural foi proferida pelo cientista Dr. Carlos Afonso Nobre, Secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento SEPED, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação MCTI e versou sobre o tema Engenharia Ambiental, Desenvolvimento Tecnológico e Meio Ambiente.
Em pronunciamentos distintos por ocasião do evento, as autoridades presentes destacaram a importância histórica para a Unesp e para São José dos Campos do novo curso de Engenharia Ambiental, considerado marco inicial de um novo e longamente aguardado ciclo de expansão da instituição no município.
Em atendimento a demandas e necessidades em nível nacional, estadual e local, a Unesp atualmente desenvolve ambicioso programa de crescimento considerando quatro eixos de atuação: aspectos regionais, vocação da unidade universitária, aspectos acadêmicos e administrativos.
Em decorrência, ao final dos próximos cinco anos a Unesp estima contar com mais 2.200 novos alunos em suas atividades de ensino, pesquisa e extensão. A priorização das engenharias levou em conta estudo publicado em 2010 pelo Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial – IEDI, que destacou o aumento da demanda de engenheiros no mercado e a redução de número de profissionais formados a cada ano.