A Visiona Tecnologia Espacial, empresa dos grupos Embraer e Telebrás, anunciou para este mês de abril o início de suas operações no Parque Tecnológico São José dos Campos. Desfrutando inicialmente de área de 700 m² no Núcleo do Parque, a empresa desempenhará papel estratégico no Programa Espacial Brasileiro, devendo centralizar, a partir do PqTec-SJC, as atividades de integração do sistema do novo satélite geoestacionário brasileiro (SGDC).
Com custo estimado em R$ 720 milhões, o satélite geoestacionário terá finalidades civil e militar, permitindo disponibilizar internet em banda larga a milhões de lares brasileiros bem como atender a necessidades de comunicações estratégicas de defesa. Criada em maio de 2012, a Visiona Tecnologia Espacial é fruto de uma joint venture entre a Embraer, detentora de 51% do capital social da companhia, e a Telebrás, que detém os 49% restantes.
Estamos muito satisfeitos em poder desfrutar da excelente infraestrutura e do ambiente do Parque Tecnológico, propício ao desenvolvimento e ao empreendedorismo, além da proximidade com importantes instituições de ensino e pesquisa, que certamente em muito beneficiarão as atividades de desenvolvimento do novo satélite, declarou Nelson Salgado, Presidente da Visiona.
Para o Parque Tecnológico São José dos Campos é um privilégio poder contar com uma empresa estratégica para o desenvolvimento da indústria espacial brasileira e de elevada vocação tecnológica como é a Visiona Tecnologia Espacial, dentre as empresas residentes no Parque. Temos a convicção de que a equipe Visiona aqui desfrutará de condições favoráveis e estimulantes à consecução de seus objetivos, acrescentou Horacio A. Forjaz, Diretor-Geral do Parque Tecnológico São José dos Campos.