O avanço tecnológico mais uma vez auxilia na preparação de oficiais do Exército brasileiro.
A novidade agora é um simulador de blindados, uma espécie de tanque de guerra, que foi desenvolvido pela empresa RSD, que fica no Parque Tecnológico, em São José.
O aparelho, o primeiro desenvolvido para blindados no Brasil, foi adquirido pelo Exército de Santa Maria (RS) e será entregue nesta segunda.
De acordo com o proprietário da empresa, José Sebastião Ribeiro, o simulador dará impressão quase real de situações de conflito.
“Nós conseguimos reproduzir com 97% de fidelidade, com som ambiente e tudo mais. Os outros 3% não dependem do simulador e sim do fator humano”, afirmou Ribeiro.
Em guerra.
O coronel Marcelo Carvalho Ribeiro, comandante do centro de instrução de blindados do Exército de Santa Maria, explica que o treinamento serve para que os oficiais fiquem preparados para qualquer eventualidade.
“Além de preparar os oficiais, para acostumar com o equipamento, nós também economizamos bastante. Pois, com o simulador, o aluno pode ter uma noção real das situações e não gastamos munição, por exemplo”, disse.
Fonte: O Vale