A Universidade Estadual Paulista (Unesp) vai abrir o curso de engenharia ambiental em São José dos Campos em 2013. Será a segunda graduação oferecida pela instituição na cidade após 52 anos oferecendo apenas o curso de odontologia.
As vagas serão preenchidas no próximo vestibular que abrirá prazo de inscrição em setembro, entre os dias 17 de setembro e 11 de outubro. Serão 40 vagas na engenharia, que terá período integral – das 8h às 18h.
Inicialmente, o novo curso será ministrado de maneira provisória em um prédio do Parque Tecnológico, na zona leste, que era utilizado pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec) e está sem uso.
A medida deve durar cerca de dois anos – prazo previsto para a construção de um novo campus. A prefeitura informou que deve concluir este mês o projeto que prevê doar o terreno que irá abrigar o campus.
O terreno que será doado também fica no Parque Tecnológico e terá aproximadamente 200 mil metros quadrados. Ainda não foi definido, segundo Unesp e prefeitura, quem irá custear a construção do prédio. A obra não teve o valor estimado publicado.
Carlos Augusto Pavanelli, diretor da Unesp em São José, afirmou que no futuro campus a universidade deve abrir outros novos cursos. Sempre tivemos projeto de ampliar os cursos oferecidos em São José, mas durante todo esse tempo sofremos com a limitação física. A criação do Parque Tecnológico abriu um novo horizonte, afirmou Pavanelli.
Ele disse ainda que a decisão do curso de engenharia ambiental surgiu da proposta de atender o mercado local e ainda ter ligação com a área da saúde que é o segmento em que a Unesp atua na cidade.