O Parque Tecnológico São José dos Campos e a Ericsson lançam no dia 20 de março, às 10h, o Centro de Desenvolvimento de Tecnologias de Informação e Comunicação e Multimídia (CDTIC). Esse Centro tem como principal objetivo o desenvolvimento de competências e soluções inovadoras nas áreas de TIC e contará com a Ericsson como empresa-âncora, selecionada por meio de chamada pública.
O foco do CDTIC será no desenvolvimento de soluções de comunicação que irão ajudar a tornar realidade a Sociedade Conectada, principalmente em áreas como transporte e segurança, envolvendo a computação em nuvem, banda larga e mobilidade em suas plataformas de inovação. Hoje, para cada 10% de aumento na penetração da banda larga, há um incremento de 1% no PIB. Além disso, para cada 1 mil novos usuários de banda larga, 80 empregos são criados.
O CDTIC pode vir a contar com as parcerias de instituições de pesquisas tecnológicas como o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e, eventualmente, com mais empresas.
Esta iniciativa visa incentivar a inovação para o desenvolvimento tecnológico brasileiro. Temos investido continuamente em pesquisa e desenvolvimento no país, somando nos últimos 15 anos investimentos em torno de R$ 900 milhões, destaca Lourenço Coelho, vice-presidente de Estratégia e Marketing da Ericsson para a América Latina e o Caribe. Estamos muito satisfeitos com essa parceria que nos permitirá trazer ainda mais benefícios da Sociedade Conectada para o Brasil. Prevemos que até 2020 mais de 50 bilhões de dispositivos estarão conectados em todo o mundo, sendo mais de 2 bilhões apenas no país.
Parque Tecnológico São José dos Campos
Uma das atuações do Parque Tecnológico São José dos Campos é promover a interação entre instituições de ensino e pesquisa, empresas, governos e entidades de fomento e investimento visando à inovação tecnológica. Para isso, faz parte de seu programa de trabalho o estabelecimento dos chamados Centros de Desenvolvimentos Tecnológicos espaços para o desenvolvimento de tecnologias específicas por meio de parceiras entre empresas-âncora, universidades e entidades de pesquisa. Atualmente, o Parque conta com centros nas áreas de energia, aeronáutica, saúde e recursos hídricos e saneamento ambiental.
Ericsson
A Ericsson é a líder mundial no fornecimento de tecnologias e serviços de comunicação. Possibilitamos a Sociedade Conectada com soluções eficientes e em tempo real que nos permitem estudar, trabalhar e viver nossas vidas de uma forma mais livre e em sociedades sustentáveis no mundo todo.
Oferecemos serviços, software e infraestrutura em Tecnologias da Informação e Comunicação para operadoras de telecom e outras indústrias. Hoje, mais de 40% do tráfego móvel global passa pelas redes da Ericsson e prestamos serviço de suporte nas redes de nossos clientes que atendem mais de 2 bilhões de assinantes.
Atuamos em 180 países e temos mais de 100.000 funcionários. Fundada em 1876, a Ericsson está sediada em Estocolmo, na Suécia. Em 2011, a empresa gerou receitas de US$ 35 bilhões (226,9 bilhões de coroas suecas). A Ericsson está listada nas bolsas de valores NASDAQ OMX (Estocolmo) e NASDAQ (Nova York).
A Ericsson está presente na América Latina desde 1896, quando entregou equipamentos pela primeira vez na Colômbia. No início do século XX, aumentamos nossa presença na América Latina ao firmar acordos na Argentina, Brasil e México. Hoje, estamos presente em 56 países da América do Sul, América Central, México e Caribe, com instalações completas, como unidade de Produção e Centro de Inovação com atividades de pesquisa e desenvolvimento (P&D), além de Centro de Treinamento.