A Universidade Federal de Itajubá (Unifei) inicia no mês que vem suas atividades no Parque Tecnológico de São José dos Campos com a ambiciosa meta de implantar um campus avançado no município.
Inicialmente, a universidade irá oferecer um curso de especialização em manutenção aeronáutica, que se estende até outubro de 2013.
As aulas serão aos sábados e a grade é composta por 12 disciplinas, perfazendo um total de 510 horas-aula, acrescidos de um mês para elaboração e defesa de um trabalho final.
O curso é aberto a profissionais de nível superior formados em qualquer área de engenharia ou tecnologia e que possuam interesse em atuar, ou que já atuem, na área de engenharia de manutenção de aeronaves.
Serão disponibilizadas no mínimo 25 e no máximo 40 vagas. O curso é pago, mas os valores não foram divulgados pela instituição.
Mais informações podem ser obtidas no site da Unifei (www.unifei.edu.br).
Negociações. As tratativas para a chegada da Unifei a São José começaram há mais de um ano.
A ampliação da oferta de cursos de nível superior e técnico de instituições públicas integra a meta de criar um polo de ensino e pesquisa de excelência no Parque Tecnológico, afirmou o diretor do parque, José Raimundo Coelho.
O reitor da Unifei, Renato de Aquino Faria Nunes, afirmou que a decisão de implantar uma unidade no Parque Tecnológico de São José integra o plano da instituição de se aproximar da região.
O Parque Tecnológico é um projeto formidável e não deixa de ser uma ameaça ao parque tecnológico que criamos em Itajubá, declarou.
Segundo ele, a intenção da Unifei era criar um campus avançado em São José, a exemplo do que possui na cidade mineira de Itabira.
No entanto, como o Ministério da Educação editou normas que proíbe instituições federais de se expandir fora do Estado de origem, o projeto da Unifei teve que ser, temporariamente, revisto.
Enquanto essa norma for mantida, a universidade irá desenvolver projetos paralelos na região. Vamos instalar um escritório de representação no parque e temos planos para crescer, afirmou o reitor.
Metas. Ele citou, como exemplo, tratativas para o oferecimento de um curso de graduação à distância na área de controle e automação.
Também no plano da Unifei está o estabelecimento de parcerias com empresas da região do segmento de TI (Tecnologia da Informação) e inovação tecnológica para o desenvolvimento de pesquisas e preparação de mão de obra.
Percebemos que São José precisa de densidade de pessoal na área de ciência e tecnologia, e a nossa proposta é atuar nesse campo, disse o reitor da instituição.
Nos planos da universidade também está a formatação de projetos voltados para empreendedorismo, em parceria com a Fatec (Faculdade de Tecnologia), que já possui uma unidade no parque.
Polo ganhará campus da Unifesp até 2013
A Unifei é a terceira instituição pública de ensino superior a se instalar no Parque Tecnológico de São José.
O complexo já abriga uma unidade da Fatec (Faculdade de Tecnologia) e sediará o futuro campus da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).
Instalada em março de 2006, a Fatec funciona em prédio próprio no Parque. É resultado de uma parceria entre a Prefeitura de São José e o governo do Estado.
A Fatec oferece os cursos gratuitos de graduação em análise de sistemas, automação aeronáutica, banco de dados, estruturas leves, logística, manufatura aeronáutica e manutenção de aeronaves.
Campus. A Unifesp vai investir R$ 62,5 milhões na construção de um novo campus no Parque Tecnológico.
A previsão é que a unidade seja inaugurada até junho de 2013. O campus terá dois prédios, somando 20 mil metros quadrados de área.
A Unifesp funciona em São José desde 2007 na avenida Jorge Zarur, onde hoje oferece três cursos: ciência da computação, matemática computacional e ciência e tecnologia.
Fonte: Jornal O Vale