A Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) anunciou ontem investimentos de R$ 62,5 milhões na construção de um novo campus no Parque Tecnológico, na zona leste de São José.
As obras terão início no mês que vem com previsão de conclusão até junho de 2013, após 18 meses de serviços. A proposta é erguer dois prédios, que vão somar 20 mil metros quadrados, para abrigar todos os cursos de graduação da universidade.
A Unifesp funciona em São José desde 2007 na avenida Jorge Zarur (marginal do Vidoca) e hoje oferece três cursos: ciência da computação, matemática computacional e ciência e tecnologia. A proposta é ampliar em mais seis cursos nas futuras instalações.
Já a partir do próximo ano, serão oferecido três novos cursos de engenharia de energia, controle de automação e computação.
Vagas. O diretor do Instituto de Ciência e Tecnologia da Unifesp de São José, Armando Zeferino Milioni, afirmou que ainda está em estudo a destinação do prédio atual da universidade.
Temos dois anos para definir isto e estamos pensando em duas hipóteses. Uma delas é transformar o prédio em um núcleo de pós graduação e extensão.
Segundo ele, o plano da Unifesp é atender até o final de 2012 cerca de 900 alunos de graduação e 40 de pós-graduação. Hoje, são atendidos 650 estudantes e a Unifesp abre 350 vagas por ano.
A área onde será construído o novo prédio da Unifesp foi doada pela prefeitura. A administração também doou uma gleba de 100 mil metros quadrados para a Unesp (Universidade Estadual Paulista).
Chamariz. O prefeito Eduardo Cury (PSDB) afirmou que a instalação de boas universidades é chamariz para instalação de novas empresas na cidade.
As faculdades formam profissionais de qualidade e isso é muito interessante e atrativo para as empresas decidirem se instalar na cidade.
Fonte: Jornal O Vale