O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) realizou, hoje, a inauguração do espaço do Laboratório de Infraestrutura da Qualidade no PIT – Parque de Inovação Tecnológica São José dos Campos. O evento ocorreu às 15h e contou com a presença do vice-governador do Estado de São Paulo, Felício Ramuth; do secretário executivo da Justiça e Cidadania, Raul Christiano; e do secretário adjunto de Inovação e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de São José dos Campos, Augusto Delfim Moreira, representando o prefeito Anderson Farias e Sergio Buani, Vice-Presidente de Administração do PIT.
O novo laboratório tem como objetivo fortalecer a proximidade entre instituições que oferecem soluções de infraestrutura da qualidade e empresas, bem como seus desenvolvedores. A iniciativa busca proporcionar uma base de apoio para o desenvolvimento de soluções em setores diversos da indústria, tecnologia e inovação. No local, profissionais do Ipem-SP e das instituições parceiras estarão disponíveis para orientação e trabalho colaborativo em temas relacionados à metrologia, normas técnicas e avaliação da conformidade. Essa atuação conjunta visa aumentar a confiança e a credibilidade nos produtos, serviços e processos desenvolvidos no PIT, promovendo um ecossistema de colaboração e inovação.
O PIT celebra essa parceria como um passo importante para reforçar a infraestrutura de qualidade e fomentar o diálogo entre inovação e regulamentação, promovendo um ambiente de desenvolvimento econômico e tecnológico em São José dos Campos.
Sobre o Ipem-SP
O Ipem-SP é uma autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania do Governo do Estado de São Paulo, reconhecida como Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT). Sua missão é promover a confiança nas relações de consumo e apoiar o desenvolvimento econômico por meio da avaliação da conformidade, metrologia, vigilância de mercado e cumprimento de normas técnicas compulsórias. O instituto atua na fiscalização de instrumentos de medição utilizados no consumo, como bombas de combustível, balanças e taxímetros, além de verificar a quantidade de produtos embalados, inclusive os que compõem a cesta básica. Na vigilância da qualidade, fiscaliza mais de 540 tipos de produtos regulamentados, como brinquedos, materiais escolares e componentes automotivos, além de produtos têxteis.