O PIT Parque de Inovação Tecnológica São José dos Campos, em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Safe Trace, conduziu um estudo pioneiro sobre Agro Data Space. A iniciativa busca trazer inovação para o agronegócio brasileiro por meio da implementação de ecossistemas de dados federados, conhecidos como Data Spaces.
Esses Data Spaces funcionam em domínios específicos, regidos por políticas e regras compartilhadas, permitindo o acesso a dados de maneira segura, transparente e unificada. No caso dos Agro Data Spaces (ADS), o foco está em facilitar o acesso a informações estratégicas, possibilitando uma gestão mais eficiente das propriedades rurais e a adaptação de estratégias de mercado.
De acordo com os responsáveis pelo estudo, o ADS tem o potencial de aumentar a competitividade dos produtos brasileiros, melhorar a eficiência das cadeias de suprimentos e incentivar a inovação no setor. Além disso, a solução pode apoiar o desenvolvimento de políticas públicas mais assertivas para o agronegócio, beneficiando diretamente o setor e contribuindo para a sustentabilidade e o crescimento da economia nacional.