Na segunda edição do evento, o PIT estava no painel de abertura ao lado das anfitriãs ABIMDE, SEPROD e APEX. SIMDE e AIAB também fizeram parte do painel.
O evento tem como objetivo fortalecer a cooperação internacional em defesa e apresentar as capacidades da Base Industrial de Defesa (BID) do Brasil a Embaixadores e representantes do corpo diplomático de países amigos. O evento reuniu cerca de 50 empresas com apresentações, ensejando assim uma oportunidade única para conhecer as soluções inovadoras e tecnológicas que o Brasil oferece na área de defesa.
Doze empresas associadas ao Cluster Aeroespacial & Defesa Brasileiro estiveram presentes no evento: ALTAVE, Akaer, Avionics Services, Avibras, AdTech, BlueSky Network, Embraer, IACIT, M&K Logistics, Orbital Engenharia, Omnisys, SIATT.
O PIT foi representado pelo CEO, Jeferson Cheriegate, e pela Coordenadora do Cluster Aeroespacial & Defesa Brasileiro, Daniela Villas Bôas. Jeferson Cheriegate afirmou que a oportunidade é única e honrosa de estar ao lado das instituições mais apoiadoras da base da indústria brasileira de defesa. Confirmou que o papel do Cluster Aero e do PIT é de fortalecer as empresas vinculadas promovendo e incentivando crescimento e conexões inteligentes para seus negócios.
A empresa BlueSky Network, associada dos três Clusters do PIT, valorizou a oportunidade, seu CEO, Arnaldo Vasconcelos, afirmou: “Este evento Brazilian Defense Day, da ABIMDE, é muito valioso para as empresas. Eu, particiularmente, aproveito para fazer contato com potenciais clientes e conhecer mais da base industrial brasileira e de outros países. Agradeço ao Cluster Aero do PIT pela conexão a este mundo da defesa brasileira que é muito estratégico para os negócios da minha empresa.”
O Cluster Aeroespacial & Defesa Brasileiro e o PIT buscam cada vez mais estreitar relações com as forças armadas do Brasil, se tornando um importante ator da tríplice hélice para as indústrias de defesa, segurança e soberania nacional.