A Softex Campinas,empresa associada ao IT Cluster, realiza em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) o programa TrendsIT Capacitação & Residência. Essa iniciativa, já presente em outras cidades do país, visa capacitar e aprimorar o conhecimento técnico e comportamental de pessoas interessadas em ingressar ou avançar no mercado de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).
O Cluster TIC VALE lança a expansão dessa oportunidade para a região de São José dos Campos, destacando que as empresas associadas e residentes ao PIT – Parque de Inovação Tecnológica São José dos Campos, poderão contratar os alunos aprovados que concluírem o curso. Esse programa visa não apenas a capacitação técnica, mas também o desenvolvimento de habilidades comportamentais essenciais para o mercado de TIC. Além disso, busca suprir a demanda por profissionais qualificados nas empresas de base tecnológica e nas Instituições Científicas e de Inovação Tecnológica (ICTs). Esse programa é uma resposta às demandas do setor de tecnologia, capacitando profissionais e promovendo o desenvolvimento econômico e tecnológico da região.
De acordo com Ana Abreu, coordenadora do Cluster TIC VALE, até 2025, o mercado brasileiro de tecnologia enfrentará um déficit estimado de 530 mil profissionais de TI – com base nos dados da Brasscom. “Esse desequilíbrio na oferta de mão de obra especializada ressalta a urgência de programas como o TrendsIT, que se propõem a preparar e capacitar profissionais para atender essa crescente demanda no setor”, finaliza a coordenadora.
O programa, com o apoio do Cluster TIC VALE, será desenvolvido em duas etapas: Capacitação e Residência. Durante a capacitação, os participantes terão acesso a trilhas de aprendizagem remota de 4 a 6 meses, o tempo de conclusão varia de acordo com o ritmo individual de aprendizagem, eles terão a oportunidade de nivelar e aprofundar seus conhecimentos, preparando-se para atender às demandas do mercado. Ao completar a trilha, os candidatos estarão qualificados para concorrer a vagas de residência em empresas parceiras e estarão aptos para seguir na etapa de residência.
“Núcleo Softex Campinas-NSC tem enorme satisfação em ser o responsável pela execução do TrendsIT em nível nacional, contribuindo com a iniciativa do MCTI e com a sua respectiva preocupação em diminuir a escassez de mão de obra especializada na área de TIC, visando atender à crescente e constante demanda do país gerada pela transformação digital. E, seguramente, o envolvimento do Parque de Inovação Tecnológica São José dos Campos (PIT) é um elo muito relevante no sucesso desse importante projeto”, afirma Luciano de Assis, Diretor Adjunto do NSC.
O Presidente do PIT, Jeferson Cheriegate, afirma que uma das missões fundamentais do PIT é a integração das instituições de ensino e pesquisa e com as empresas. “Realizamos essa conexão através do nosso Programa Colmeia, tanto ao dar acesso ao conhecimento científico para que as empresas possam desenvolver inovações tecnológicas, como na formação de mão de obra qualificada para atender as demandas do mercado. O Trends IT vai justamente de encontro a nossa missão e nos dá muito orgulho por permitir acesso ao mercado de trabalho a muitos jovens do nosso ecossistema, que de outra forma não teriam essa chance”, finaliza Jeferson.
Etapas do programa:
- Capacitação: Nivelamento e aprofundamento de conhecimentos para atender às demandas das empresas e ICTs.
- Residência: Imersão em experiências e projetos reais propostos por empresas e ICTs parceiras.
Detalhes do programa TrendsIT:
- Público-Alvo: Estudantes ou graduados em cursos técnicos ou universitários.
- Duração: Capacitação de 4 a 6 meses, residência de estágio de 6 meses na empresa*.
- Benefícios: Bolsa de R$1.100,00 durante a Residência em empresas parceiras*.
- O curso é gratuito.
*A etapa de residência será disponibilizada para o estudante que for aprovado no processo seletivo da empresa solicitante.
É importante destacar que a participação no programa é gratuita, e os alunos selecionados para a etapa de residência receberão uma bolsa como ajuda de custo. Todos os participantes que concluírem as duas etapas receberão um certificado de participação e serão encaminhados para processos seletivos em empresas e ICTs parceiros.
As inscrições estão abertas para qualquer pessoa interessada em se capacitar e se destacar no mercado de TIC. Para mais informações, clique aqui.