O Parque Tecnológico São José dos Campos, um dos maiores centros de inovação e empreendedorismo do Brasil, firma termo de parceria com a Smartplanet, startup alemã dedicada à digitalização e transformação de atividades ambientais e de sustentabilidade.
A parceria segue a visão do Parque em ser um propulsor no desenvolvimento competitivo e sustentável da região e do país, agora aliado à visão da Smartplanet em oferecer soluções e novas fontes de receita para iniciativas voltadas ao meio ambiente, promovendo a colaboração entre profissionais da área e democratizando o acesso dados relacionados à sustentabilidade.
Para Marcelo Nunes, Diretor de Desenvolvimento de Negócios, o Parque Tecnológico São José dos Campos está alinhado com as demandas globais com foco em ESG. “Projetos como este ampliam nosso portfólio, mostrando que as startups e empresas voltadas ao monitoramento e conservação do meio ambiente estão em nosso ecossistema”, concluí o diretor.
Além da criação de um ecossistema de negócios baseado em uma plataforma digital aberta, também será realizado a estruturação e implementação de projetos que fomentem a pesquisa, desenvolvimento e inovação na esfera ambiental. As ações em conjunto abrangem diversas frentes, desde o apoio institucional e governamental até a cooperação na identificação de projetos de inovação tecnológica. Ao longo dos meses serão promovidos eventos como simpósios, fóruns e workshops para estimular o compartilhamento de conhecimento e experiências entre os envolvidos.
De acordo com João Teixeira Soares, Diretor Executivo da Smartplanet, a startup é um “spin-off” de uma empresa alemã especialista em Indústria 4.0 e IoT. Após diversos parceiros no Brasil solicitarem o know-how da empresa no desenvolvimento de soluções de monitoramento para projetos ambientais, a SmartPlanet foi criada para explorar o imenso potencial existente nesse setor. “A crise ambiental é o maior desafio da atualidade e ambos, o Parque Tecnológico e a Smartplanet, consideram um assunto de vital importância geopolítica e estratégica para o Brasil, que, devido as suas características únicas, tem vocação para tornar-se uma potência ambiental mundial, o líder global em soluções para essa área”, completa João.
No decorrer da parceria, será realizada a submissão do projeto ao programa PIPE da FAPESP – o projeto conta com o apoio da Wikimedia alemã, a organização por trás da Wikipedia.
Sobre o Parque Tecnológico São José dos Campos
O PqTec foi criado em 2006 e é um dos maiores complexos de inovação e empreendedorismo do Brasil, com mais de 300 empresas e instituições vinculadas. Fica localizado em São José dos Campos, principal cidade do Vale do Paraíba, no estado de São Paulo, região reconhecida pelo seu potencial industrial, acadêmico e mercadológico. O PqTec tem programas que atendem empresas de todos os perfis, desde a ideia no papel a grandes multinacionais.
Sobre a Smartplanet
A SmartPlanet UG é uma startup que iniciou suas atividades em 2022. Por ser uma “spin-off” de uma inovadora empresa alemã, ela já nasceu contando com apoio de diversos parceiros europeus, como a Agência Aeroespacial Europeia (ESA), o Instituto Fraunhofer para Circuitos Integrados (IIS) entre outros. Apesar do pouco tempo de atuação, ela já alcançou diversos marcos importantes como a conquista de um primeiro cliente/parceiro, a paranaense STCP Engenharia, cujo conceito de negócio conjunto foi avaliado e certificado pelo programa LCBA da Comunidade Europeia. A escolha do PqTec como parceiro para formação de um ecossistema de negócios em torno de uma plataforma para soluções voltadas à área ambiental é mais um marco importante nessa trajetória.