A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES) lançam parceria voltada às empresas da Base Industrial da Defesa que desejam inovar. O anúncio ocorreu hoje (14/6) no Parque Tecnológico São José dos Campos, em evento que reuniu representantes do governo, pesquisadores e setor industrial para debater os desafios e oportunidade na Defesa.
Jeferson Cheriegate, dretor-Geral do Parque Tecnológico São José dos Campos, afirma que essa iniciativa vai ao encontro da missão do PqTec de aproximar academia, poder público e empresas privadas, visando extrair o melhor das três hélices em prol do desenvolvimento de inovações tecnológicas, que irão beneficiar a indústria de defesa e também impactar outros setores da economia nacional. “Promover aqui esse tipo de conexão reafirma que iniciativas como essa estão sendo disseminadas no local legítimo de fala que o Parque Tecnológico São José dos Campos representa no cenário nacional”, conclui.
São R$ 20 milhões não reembolsáveis reservados para desenvolvimento de inovações da BID. Os recursos podem ser usados para financiar até 50% de projetos de PD&I das empresas nas mais diversas áreas, entre elas, logística, materiais avançados e tecnologia da comunicação e informação. A proposta é investir em tecnologias que estejam vinculadas ao Plano de Articulação e de Equipamento de Defesa (PAED), bem como projetos que visem desenvolver tecnologias de programas de offset (acordos de compensação comercial, tecnológica e industrial).
A Embrapii possui uma rede de 76 Unidades Embrapii-ICTs, credenciadas com infraestrutura de ponta e pesquisadores qualificados para apoiar a indústria a superar seus desafios tecnológicos. Durante o evento, ocorreu também uma rodada de negócios entre pesquisadores das Unidades Embrapii e empresas da Base Industrial da Defesa (BID). As Unidades Embrapii tiveram a a oportunidade de apresentar as suas ofertas de trabalho e pesquisa e as empresas, suas demandas.