Em localização de destaque, o Parque Tecnológico São José dos Campos marcou presença no Smart City Business America Brazil Congress 2022. Cinco empresas do APL TIC Vale – o cluster de tecnologia da informação e comunicação do Parque – apresentaram soluções para as diferentes áreas de cidades inteligentes como segurança, saúde, conectividade, entre outras. As empresas que participaram da feira em parceria com o Parque foram FAB Soluções, Social Me, EriOne, Onet e Tellink.
Agente importante na certificação de São José dos Campos como cidade inteligente, resiliente e sustentável, o PqTec apresentou as soluções que podem ser oferecidas para que munícipios alcancem a certificação assim como São José dos Campos. A certificação da cidade foi um dos temas do SCB Congress, um dos mais importantes eventos de smart cities da América Latina. O congresso começou na terça (24) e foi até quinta-feira (26), em São Paulo, e foi organizado pelo Instituto Smart City Business América, presente em nove países, que articula políticas de desenvolvimento das cidades inteligentes no continente latino-americano.
A experiência de São José como primeiro município brasileiro a obter a certificação pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), de acordo com três normas internacionais NBR ISO (International Organization for Standardization), esteve em evidência na quarta-feira (25).
Com o título A importância da Certificação ABNT – Cidades Inteligentes na percepção da qualidade de vida do cidadão, a reunião estratégica contou com a presença do diretor de Desenvolvimento de Negócios do Parque Tecnológico, Marcelo Nunes, e especialistas no tema. Também foi um dos debatedores convidados o diretor de certificação da ABNT, Antonio Carlos Barros de Oliveira, que esteve em São José no evento de entrega do certificado à cidade no dia 16 de março.
O objetivo da reunião foi mostrar o processo de certificação de São José dos Campos. “Trazer a reflexão aos municípios da necessidade em seguir uma agenda pautada no uso das normas internacionais, para facilitar a construção de estratégias e traçar diretrizes que realmente tragam à população uma percepção de mudança com foco na sua qualidade de vida e uso gradativo de tecnologias, mas, principalmente, com o uso de recursos acessíveis a todos os executivos municipais,” comentou Oliveira. “Criar uma ampla discussão com municípios, legislativo, empresas e organizações com interesses no tema e apresentar o caso de São José dos Campos, cidade que recebeu a primeira certificação internacional nas três normas”, acrescentou.
Para obter a certificação, São José dos Campos passou por um processo rigoroso, que levou em consideração 276 indicadores contidos nas três normas ISO em setores como serviços urbanos, qualidade de vida e práticas sustentáveis.
Entre os destaques da cidade, estão o CSI (Centro de Segurança e Inteligência), considerado o melhor projeto de segurança do país, e a Linha Verde, corredor sustentável com a utilização de ônibus 100% elétricos.
Também foram reconhecidas com nível de excelência o sistema de coleta de resíduos, coleta e tratamento de esgoto, cobertura de 100% da área urbana e rural com lâmpadas de LED, novo sistema de estacionamento rotativo, semáforos inteligentes, serviço de monitoramento por satélite, análise e detecção de mudanças no território.
Na saúde, estão a ênfase na quantidade de leitos hospitalares disponíveis, o prontuário médico unificado na rede e a campanha de imunização contra a Covid.
Os investimentos e ferramentas tecnológicas por meio do programa Educação 5.0 foram os destaques da área educacional, segundo o processo de certificação.