O Parque Tecnológico São José dos Campos participou da 27ª edição da Agrishow 2022, Feira Internacional de Tecnologia Agrícola, em Ribeirão Preto (SP). A feira que ocorreu entre os dias 25 e 29 de abril e marcou o retorno aos eventos presenciais pós pandemia. A Agrishow é a maior feira de tecnologia agrícola da América Latina e uma das maiores do mundo. Ao todo, são 520.000 m² de feira, onde é possível encontrar soluções e lançamentos das principais tendências e inovações para o agronegócio.
A participação marca a estreia do PqTec de forma ativa no evento, apresentando o Agropolo Vale, iniciativa lançada recentemente e que tem a contribuição de todos os atores do setor agropecuário do Vale do Paraíba e Região. No dia 25 de abril, dia de abertura da feira, a coordenadora do Agropolo Vale, Giane Santos, participou de duas importantes agendas: como palestrante no painel sobre arranjos produtivos locais de agronegócio e da oficina de planejamento participativo coordenada pelo Ministério da Agricultura e Abastecimento, com o objetivo de construir um plano de ação para o segmento, que ganhou o nome de Corredor da Inovação do Agronegócio.
De acordo com Giane Santos, participar da Agrishow significa estar atualizado das tendências e oportunidades do setor. “Foi um excelente palco para atrair visibilidade e prospecção, mostrando que o PqTec é um ambiente de oportunidades, onde se encontram diversas tecnologias inovadoras para o agronegócio”, comenta.
Na quinta-feira, dia 28, o PqTec pode expor suas tecnologias na feira, ao lado onze empresas associadas a um de seus programas, no estande do Sebrae. Todas apresentaram soluções tecnológicas para o mercado agro: ID-SUBSEA, VALLID Tecnologia e Soluções, MFSim Simuladores, Kersys – Gestão Florestal Inteligente, flybiohub, Resix, Hybrid Hecontrols, Tecterra Geotecnologias, OMEGA7 SYSTEMS, Plantem e iRancho.
De soluções de treinamento para a pulverização aérea com simulador de voo a serviço de monitoramento de florestas nativas; de equipamentos para manutenção do sistema Arla 32 aplicados a colheitadeiras e tratores a equipamentos para controle biológico de precisão através da operação com os drones, as empresas associadas mostraram que podem oferecer as melhores soluções para o mercado. Outras soluções apresentadas foram: plataforma de gestão para fazendas de pecuária de corte, com uma solução integrada de gestão de animais, nutrição, reprodução, estoques, maquinários, benfeitorias, financeiro, custos, melhoramento genético, sisbov e etc; filtros para remoção de agrotóxicos, sistema de filtragem de ar, sistema de água para aquário, revestimento antichama para tratores e colheitadeira (escapamento), acelerador de compostagem, kits para análise de solo e água.
O estande recebeu visitas de players estratégicos que tiveram a oportunidade de conhecer as tecnologias das empresas associadas ao PqTec, gerando conexões e networking para as empresas e para todo o ecossistema do Agropolo Vale. Estiveram presente Tirso Meirelles, presidente do SEBRAE-SP; Isabela Gaya, diretora de inovação da ABDI; Guilherme Campo, diretor de finanças administrativo do SEBRAE; Sylvio Rosa presidente da Fundação ParqTec e Conselheiro Sebrae SP, entre outros.
O diretor-geral do PqTec, Jeferson Cheriegate, acompanhou a participação das empresas do Parque na Agrishow e destacou a importância e a sinergia das tecnologias desenvolvidas para esse setor tão importante para o nosso país e como o PqTec. “Nós tivemos a oportunidade de estrear o nosso Agropolo Vale, o mais novo arranjo produtivo que lançamos em São José dos Campos. O Parque Tecnológico está apenas começando nesse novo cluster, mas já nos pautamos no sucesso incrível do Cluster Aeroespacial Brasileiro e do APL TIC VALE e iremos trilhar o mesmo caminho para o Agropolo Vale”, avalia Jeferson.