A PRI – Perfomance Review Institute, administradora do NADCAP – National Aerospace and Defense Contractors Accreditation Program , escolheu o PIT – Parque de Inovação Tecnológica São José dos Campos – para realizar seu “PRI Brazilian Symposium” no dia 23, e prover cursos para profissionais do setor aeroespacial nos dias 24 e 25 de setembro.
Os laços entre PRI e PIT se fortaleceram ainda mais quando, representantes de ambas as instituições se encontraram na feira Paris Airshow 2023, a maior do setor aeroespacial. Desde então, e após muitos reconhecimentos da qualificação dos profissionais atuantes em várias empresas associadas ao Cluster Aeroespacial & Defesa Brasileiro, a PRI planejou o evento em solo joseense para reforçar suas iniciativas de facilitar os programas e serviços de gestão industrial no avanço da garantia de segurança, da regulação de compliance e da melhoria contínua no setor aeroespacial e de defesa global.
O Cluster Aeroespacial & Defesa Brasileiro em conjunto com o departamento de negócios internacionais e apoio da APEX Brasil, conceberam o Programa de Acreditação NADCAP para empresas brasileiras se prepararem para auditorias da PRI e conquistarem este importante “selo” de qualidade internacional. Desde 2018, foram realizadas três fases do Programa, com 100% de sucesso alcançado. Atualmente, são mais de 40 empresas brasileiras beneficiadas com o suporte do PIT – APEX em processos de acreditação e reacreditação NADCAP, uma nova fase será organizada para se concretizar nos próximos dois anos.
Para Ethan Akins, representante e organizador do PRI Brazilian Symposium, a escolha pelo PIT, casa do Cluster Aeroespacial & Defesa Brasileiro, foi mais do que natural. “ Acompanho as iniciativas do PIT e do Cluster Aero há alguns anos e fico muito satisfeito de ver profissionais brasileiros preocupados e dedicados em elevar e manter o nível de segurança e qualidade de seus trabalhos. Esses itens são fundamentais para o contínuo sucesso e melhoria do transporte aéreo. Nós parabenizamos os resultados dos trabalhos do PIT/Cluster Aero de apoiar a manutenção do alto nível dos profissionais das empresas brasileiras, seja na preparação para nossas auditorias ou na implantação do BoardNDT, o CBRAEND. A PRI continua à disposição da indústria aeroespacial brasileira para juntos alcançarmos excelência a cada dia neste setor tão vital para a humanidade.” (tradução livre das palavras do interlocutor da PRI com o Cluster Aero)
O Cluster Aero busca a melhoria contínua de suas empresas associadas atuando ativamente em ações de qualificação e acreditação como o Programa NADCAP, implantação do CBRAEND como Comitê Brasileiro de ensaios não destrutivos, o Programa Circularidade trabalhando trilha ASG com as empresas e muitas outras ações. Para um mercado de elevada tecnologia e exigência como os setores aeroespacial, espaço, defesa e drones manter a evolução e alto nível de qualidade mostra a força do Brasil para o mundo.